O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu comunicado no sentido de que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários.
Verificando a ocorrência de fraudes ou em caso de não reconhecimento de empréstimo, o segurado deve entrar em contato, imediatamente, com a instituição financeira e registrar sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.
Além disso, o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.
São medidas que devem ser tomadas para evitar golpes:
– Observar o remetente das mensagens;
– Não clicar em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que desconhece;
– Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
– Nas redes sociais, não compartilha nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência
Boa noite Mônica. Eu fiz uns empréstimos no banco PAN e reconheço, mais tem 1 com desconto de r$ 30,00 que não fiz e está descontando, o que fazer?
Bom dia , senhor Edilson
Oriento para que o senhor entre em contato com um(a) profissional do Direito para que verifique os documentos que comprovam tal desconto. Muito importante obter provas antes de ajuizar uma ação.
Observo que existe empréstimos que não concordei, posso entrar com ação indenizatória.
Bom dia , Senhor José
Oriento para que o senhor entre em contato com um(a) profissional do Direito para que verifique os documentos que comprovam tal desconto. Em caso de desconto indevido , é possível.